Implant Smile


Caso Clínico: Extração de Raiz Fraturada + Instalação de Implante Imediato + Recontrução Óssea com Enxerto Autógeno + Coroa Provisória Imediata.
A grande vantagem desta modalidade de tratamento foi de preservar a arquitetura gengival que seria perdida caso fosse feita somente a extração da raiz dentária fraturada.
Esta técnica proporciona um tremento conforto e economia de tempo ao paciente, por não precisar voltar ao consultório várias vezes, não precisar se submenter a uma sequencia de procedimentos? extração, enxerto ósseo, colocação do implante, colocação do cicatrizador e instalação da coroa sobre implante em momentos diferente), pois todos eles são realizados no mesmo instante que é feita a extração, e a coroa provisória funciona como um cicatrizador e mantenedor dos tecidos gengivais.
O maior ganho é o biológico, pois assim se preserva a estética rosa ou seja gengiva ao redor do dente.



Fratura Radicular
è possivel observar a fratura longitudinal da raiz que provoca a separação de um fragmento anterior da porção principal da raiz . Geralmente este tipo de fratura ocorre no dente anterior superior devido a um pino de retenção intraradicular curto.
Sondagem da raiz
A sondagem do sulco genvival é uma maneira de podermos verificar se existe ou não a integridade da margem óssea ao redor do fragmento fraturado. A tábua óssea vestibular é muito fina (em torno de 1,0 mm e geralmente ela se é reabsorvida e se perde como consequencia da movimentação do fragmento radicular.
Imagem Corte Tomografico
A imagem tomográfica permite ver a fratura da porção radicular vestibular do dente 11.

Observação do dente antagonista
O relacionamento do dente antagonista com o dente fraturado nos leva chegar a conclusão de que a inclinação vestibular do dente antagonista provocou sucessivos traumas oclusais no dente superior até ao ponto de que este ficou fraturado. Oservar que o incisivo inferior homólogo na outra hemiarcada (sombreado) se encontra com uma inclinação mais para a lingual.

Imagem da Tomografia
A tomografia computadorizada é um exame fundamental para planejarmos a cirurgia, pois atravéz dela conseguimos medir o espaço ósseo disponível para a instalação do implante, definir qual será o tamanho e o diâmetro do implante a ser utilizado.

Implante instalado
Nesta Imagem transcirúrgica, a raiz fraturada foi extraída e percebemos o implante instalado no local onde estava a raiz.



Coroa Instalada no Implante
Observamos depois da cirurgia concluída a colocação do dente sobre implante, observar a inclinação vestibular da coroa proposital para fugir do trauma oclusal causado pelo dente antagonista
Coroa Instalada no Implante
Caso não seja proporcionada uma oclusão do dente sem trauma corremos o risco de que ocorra uma perda óssea ao redor do implante e com consequente insucesso do tratamento.
Coroa Instalada no Implante
Observamos depois da cirurgia concluída a colocação do dente sobre implante, observar a inclinação vestibular da coroa proposital para fugir do trauma oclusal causado pelo dente antagonista

Coroa Provisória Imediata Instalada no Implante
Observamos que depois da cirurgia concluída, fizemos a instalação da coroa provisória imediata sobre implante, observar a inclinação vestibular da coroa proposital para fugir do trauma oclusal causado pelo dente antagonista


Coroa Provisória Imediata Instalada sobre o Implante
Observamos que o paciente apresenta um sorriso que expoe as margens gengivais, e através desta técnica conseguimos preservar
a arquitetura genvival, semelhante ao dente vizinho, e assim mantivemos a harmonia do sorriso.
RX do Implante Instalado
Observamos depois da cirurgia concluída as imagens radiográficas do implante instalado.