top of page

Prevenção : A Chave para o sucesso da manutenção do seu sorriso é a sua Higiene Bucal.

    Não basta apenas combater as consequencias das doenças bucais, devemos além de fazer o tratamento cirúrgico e  restaurador necessário para refazer a dentição danificada, devemos combater as causas da doenças bucais: Devemos diariamente eliminar as bactérias causadoras da cárie e da doença periodontal e assim dar ênfase ao tratamento preventivo para que possamos manter a saúde do sorriso.

  

Escova 
de dentes

Para ter um boa higiene a escovação diária e após as refeiçoes é de suma importância.

Para se realizar uma perfeita escovação deve-se iniciar pelo último dente de uma arcada, pelo lado externo (face vestibular), posicionar a escova de um forma de que as cerdas façam um angulo de 45º entre os detes e as gengivas, e depois ir realizando movimentos  horizontais vibratórios, por 5 a 10 segundos depois, reposiciona-se a escova em outros dentes mais a frente, e vai se repetindo o movimento até chegar ao último dente do outro lado. Então se posiciona a escova na face interna (face lingual) e repete-se o  movimento vibratório anteriormente descrito ate chagar ao dente  inicial. Depois escova-se as faces (oclusais que são as que entram em contato com os dentes opostos).

Uma alternativa para crianças, idosos, ou pessoas que perderam a habilidade manual é utiliizar uma escova de dentes elétrica que fará grande parte do movimeno oscilatório necessário para uma perfeita escovação.

Colutórios

Antisséptico bucal, elixir bucal, colutório, enxaguatório ou ainda enxague bucal são líquidos utilizados para realizar a higiene da cavidade oral.

O seu uso diário pode evitar diversos problemas, como caries, formação de placa bacteriana, mau hálito e gengivite, entre outros. Alguns produtos usam doses extras de flúor e/ou contêm agentes branqueadores dos dentes em sua composição. Há produtos que contêm álcool e outros que não. O uso prolongado dos antissépticos bucais que possuem álcool em sua fórmula podem agredir a mucosa, causando uma descamação, afeta também as papilas linguais, interferindo assim na função gustativa e pode também interferir na coloração do elemento dental.

Fio dental

O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente - sob a gengiva e entre os dentes. Como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, usar fio dental diariamente é altamente recomendável.

 Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos. Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival. Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo. Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Escova
interdental

A escova interdental, é um instrumento complementar para auxiliar a fazer a limpeza dos dentes principalmente quando ocorre alguma dessas situações: Uso de Aparelho Ortodontico, Uso de Próteses Ponte Fixas, Próteses sobre Implantes com união dos pilares protéticos, Retrações Gengivais, que acarretaram no aparecimento de espaços entre os dentes e gengivas.

 

Galeria de Sorrisos

Marque uma consulta

R. João Caetano, 83/103 - Alcantara, São Gonçalo - RJ

(21) 2601-1586

(21)97669-1060

R. Gavião Peixoto, 80/702 - Icaraí, Niterói - RJ

(21)99756-2073

drthomasdentista@yahoo.com.br

  • facebook
  • googleplus
  • tbird

Copyright 2022 The Amazing Smile, No animals were harmed in the making.

bottom of page